Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de abril de 2019

QUIMERA, quase um nome de mulher.


(À minha filha Tatiana Veloso Mendes)


-Ah,n’alma, quimeras já as degustei muitas!

Mas quase todas, oh, eram apenas
Um punhado de utopias, irrealizáveis...
Nada além!

-Mas ela, minha Quimera-menina,
Era um grãozinho de Esperança
A decorar de alegria, á beça, todo dia,
O jardim de minh’alma sempre feliz
Desde seu desabrochar em minha vida,
Toda sorrisos... Vivacidade...
E plena de matreirice...  Jocosa!

-Seus olhinhos, ah, seus olhinhos eram...
E ainda o são, para mim, pura alegria a valsar.
(Embora de discutível inocência, também!)
Porém, eles, seus olhinhos, rasgadinhos...
Sempre brilhavam/ á beça, em qualquer situação
Que, por ventura ou desventura, se lhe apresentasse
A qualquer momento, fosse ele oportuno ou não.
Ou melhor: - Cintilavam... Lampejavam, sem cessar...
(A toda hora e em qualquer lugar...em que os fitasse.)
Como se fora eles, estrelas cadentes a rasgar os céus,
Brincando de pirilampos, em noite de luar.

-Ah, minha Quimera-menina não era, tão-somente,
Um simples fruto de minha fértil imaginação, não!
Ela, minha Quimera-menina, é, foi, e sempre será
Uma pessoa linda, valente e, totalmente destemida.
Pois, desde muito pituchinha, se impõe altaneira...
Como quem sabe que é gente capaz de escolher
Seus próprios quereres...
E, por conta disso, mesmo, ainda hoje, ela...
Minha Quimera-menina, muito alumia-me a alma
E o peito, assaz lembrador, deveras,
Que muito plangem de saudades...á beça,
Da infância dela em caminhada!

-Para mim, ela, minha amada... Quimera-menina,
Era, é, e sempre será a própria face, lampejante,
Do viver hoje e de um futuro assaz promissor, deveras!
- nem sempre pude acompanhar o passo a passo...
De seu encantador acontecer, em plenitude, a cada dia -
Pois sua inteligência, assaz curiosa e sagaz...
Desde bem cedo se deu a perceber...a olhos vistos.
Sem, contudo, se fazer de arrogada... Jamais!

-Mas o tempo galopou aligeiradamente,
E, minha pequena Quimera-menina, tão amada,
Após desabrochar-se em Quimera-moça, bonita,
Fez-se uma bela e batalhadora mulher-mãe, amorosa,
De dois bons e belos jovens...estudiosos e gentis,
Para o deleite de todos nós que a amamos...
Além do demais da conta sô!

RELMendes  30/03/2017




Nenhum comentário:

Postar um comentário