Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Na varanda da saudade de Sampa

          (Poecrônica:Um tour pela paulicéia desvairada d’outrora!)

-Se...em Piratininga,
Muitas alegrias vividas
Airaram-me os dias,
Também...em Piratininga,
Muitos segredos escondidos
Enfeitaram-me a vida:

-Pernas...saudáveis,
Acídia a ser vencida,
-Olha só: - eu na rua!...
-Olha só: - eu na avenida!...

-O cheiro...delicioso,
De um simples pedaço de pizza...
A exalar em qualquer esquina,
Aguçava-me a gastrimargia!
-Então: - Olha só, eu na rua!...
-Olha só, eu na avenida!

-Trabalho...assalariado,
Com carteira assinada?
Uma kitnet...pra morar,
Mas que felicidade...
Era tudo que sonhava, enfim...
-Olha só: - eu, então, curtindo a cidade!
-Olha só: - eu, em Sampa, a me esbaldar!

-Lá pelas bandas da Rua São Bento...
(de soslaio a observar)
Eu contemplava...admirado,
O ir e vir dos bondes,
Lentamente...a deslizar
Pela bela Avenida São João...
Mas que coisa fascinante!...

-Nessa amada cidade, São Paulo,
De encantamentos, tantos,
Só esses fatos bastavam-me...
Pra eu confundir...
(sem pestanejar!)
Prazer, com felicidade!...

-Não sei se...por hábito ou vício,
Mas sempre transitei...feliz,
Pelo decantado cruzamento
Da Ipiranga com a Av. São João,
De onde...inevitavelmente,
Eu submergia...inebriado,
Num turbilhão de sensações,
Que...pouco a pouco, despejavam-me
Na famosa Consolação,
Logo após eu atravessar
A belíssima Av. São Luis...
Que à noite se enfeitava toda...
De bares e mais bares...
Espalhados por suas largas calçadas...
Ah, quanto essas avenidas...
Fascinavam-me!
- Então, olha só: - eu na Consolação!...
- Olha só: - eu na São Luís!

-Por esse famoso cruzamento...da Ipiranga
Com a belíssima Av São João, facilmente...
Chegava-se, também, à bela Pr. da República,
Que...aos domingos, mais se parecia a uma ágora,
Porque era dia da célebre feira hippie do paulistano...
E para lá convergiam e ainda convergem:
- Gente de todas etnias e tribos diversas,
- Solitários viandantes curiosos...
- Poetas, Artistas plásticos, toda sorte de Artesãos,
Comerciantes e turistas, enfim...

-Ah! Atravessei...inúmeras vezes:
 Os viadutos de Sta. Efigênia e do Chá;
-Embrenhei-me...incontáveis vezes:
-  No “Bexiga das Cantinas”,
 E na Bela Vista do Teatro e dos teatros;
-Perambulei...por ruas diversas:
 - Na Cardoso de Almeida,
 - Na Caiubi, aonde com Camila, Lúcia e Zélia, convivi;
 - Na Monte Alegre da PUC e do TUCA,
Aonde a  Mariá, conheci;
- Na Major Sertório do “João Sebastião Bar”,
Do “Ela, Cravo e Canela”, e do “La Leicorne”,
Aonde residi e muito me diverti...

- Ah! Vejam só: - quantos segredos escondi!...
- Ah! Sintam só: - quantas alegrias vivi!

- Então, agora, chega de revelar coisas....
Outrora contempladas tão profundamente,
Chega de desvendar delícias vivenciadas,
Tão intensa e gulosamente...
Porque, abusadamente, reservo-me  
O direito de não decifrar os segredos da Sé,
Nem tampouco os do Pátio do Colégio.
- Hoje, eu não quero relembrar mais nada!
- Hoje, não descreverei mais nenhuma lembrança,
“Só depois de amanhã”!...


Montes Claros(MG), 10-04-2011
RELMendes



Um comentário: